terça-feira, 18 de novembro de 2008

Machado de Assis


LIVROS E FLORES
(Machado de Assis)

Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?


DOM CASMURRO - O ENIGMA


Capitolina ou Capitu é uma instigante personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Mulher de personalidade forte e envolvente, Capitu deixou na literatura brasileira a marca de seus olhos profundos e inexplicáveis: "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" ou "olhos de ressaca", conforme relata o marido ciumento, Bento Santiago, o "Dom Casmurro".

Vários autores contemporâneos tentam decifrar o enigma no livro Quem é Capitu? São eles Luis Fernando Veríssimo, Lya Luft, Millôr Fernandes, Luiz Fernando Carvalho, Lygia Fagundes Telles, Mary Del Priore, Fernanda Montenegro, Silviano Santiago, John Gledson, Roberto DaMatta, Gustavo Bernardo, Daniel Piza, Luiz Alberto P. de Freitas, Otto Lara Resende e Carla Rodrigues organização de Alberto Schprejer.

Algumas surpresas inusitadas são reveladas no decorrer da leitura. Como na enigmática tela de Leonardo da Vinci, o sorriso misterioso de Mona Lisa, Capitu representa as múltiplas facetas e o fascínio da mulher brasileira. Outras perguntas surgem: Quem é Bentinho? Não sabemos! Outro mistério? Talvez! Apenas podemos afirmar, com certeza: para decifrar Capitu e Bentinho é necessário decifrar aquele que é considerado o maior escritor brasileiro: Joaquim Maria Machado de Assis.

Nenhum comentário: